sexta-feira, 30 de maio de 2014

O adeus de Joaquim Barbosa

Boa tarde, leitores. 

Mais uma semana chegando ao final, outra semana intensa, com muito trabalho, felizmente!
Bom, mesmo com esta louca rotina da qual atende pela alcunha de advocacia, arranjei um tempinho para escrever um pouco para vocês. 

Hoje não vou falar em nenhuma matéria específica do direito, tampouco, trazer nenhum tema polêmico. Optei por deixar, uma pequena "homenagem" ao nosso Excelentíssimo Senhor Ministro Presidente do Colendo Supremo Tribunal Federal Federal, Joaquim Barbosa.

Embora para alguns (e não são poucos), pudesse ser considerado egocêntrico, atropelador das regras processuais e materiais de direito, sempre admirei muito a pessoa do douto Ministro, sobretudo após o julgamento da Ação Penal 470, o conhecido processo do mensalão do PT, maior escândalo de corrupção da já rica história de corrupção do Brasil. 

Por isso, foi com pesar que ontem, surpreso como todos os demais brasileiros, recebi a notícia de sua aposentadoria. 

Como já mencionado, Joaquim Barbosa dividira opiniões em toda sua trajetória, embora tivesse um comportamento destemperado e como já mencionado, egocêntrico em algumas oportunidades, foi sim, razão de orgulho para os cidadãos de bem.

Em que pese sabermos que a condenação dos mensaleiros, pouco mudou em relação à triste e perversa realidade da política brasileira, o julgamento do mensalão, sobretudo na figura e atitudes do Ministro Joaquim Barbosa, foi a esperança e salvação da manchada imagem do Poder Judiciário.

Em que pese a festa com que foi recebido o Acórdão Condenatório. Sabemos ser pueril imaginar que tal julgamento fora o suficiente para restaurar a moral na política brasileira, porém, serviu para reaproximar a população brasileira ao Poder Judiciário e na crença de sua constitucional independência funcional.

Com isso, não pairam dúvidas para mim. Joaquim Barbosa foi um bom ministro, apesar de todo os defeitos (como todo bom ser humano, diga-se de passagem). Preocupa-me saber que será substituído por algum amigo do "petismo", o que se mostra bem provável se considerarmos as últimas nomeações. Aguardemos os próximos episódios, restando saudosismo das boas atitudes do ministro. 

Deixo uma notícia interessante encontrada no site do Globo, trazendo alguns memoráveis momentos do agora ex-Ministro. 


Tenham um ótimo final de semana!

Olavo Fettback Neto
OAB/PR 61.114
Cascavel 
Tinoco & Fettback Advocacia
Londrina
João Tavares de Lima & Advogados Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário